Operação conjunta apreende 800 kg de agrotóxicos contrabandeados e embarga 180 hectares em Bagé/RS
Fiscais coletam amostra de soja para exame no Laboratório de Resíduos de Pesticidas da Universidade Federal de Santa Maria
Operação conjunta do Ibama com a Polícia Federal (PF) e a Secretaria Estadual de Agricultura/RS na região de Campanha, fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai, resultou na apreensão de 800 kg de agrotóxicos contrabandeados e no embargo de 180 hectares de lavouras de soja até o momento. Doze produtores rurais receberam autos de infração que totalizam R$ 730 mil. A Operação Ceres fiscaliza o uso de agrotóxicos sem registro no país.
Os fiscais flagraram a aplicação de produtos ilegais em duas lavouras. Amostras de soja foram apreendidas e encaminhadas ao Laboratório de Resíduos de Pesticidas (LARP), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), para verificação da presença de produtos como o benzoato de emamectina, extremamente tóxico para o meio ambiente e a saúde humana.
O decreto n° 6.514/2008, que regulamenta a Lei de Crimes Ambientais, estabelece multa para o responsável por poluição que possa resultar em danos à saúde humana, mortandade de animais ou destruição significativa da biodiversidade.
A Operação Ceres também levou à identificação de depósitos irregulares e produtos nacionais vencidos, o que resultou em multas e notificações para correção das irregularidades.
“Este esforço do Ibama com a Polícia Federal e seus parceiros será mantido para reprimir o uso de agrotóxicos contrabandeados, que poluem o solo, contaminam a lavoura e causam danos à saúde”, disse o diretor de Proteção Ambiental do Ibama, Luciano Evaristo.
A Operação Ceres será realizada por tempo indeterminado.